Notícias

28 abr.2021

Biossimilares no tratamento do câncer de mama

Compartilhe:

Os biossimilares são medicamentos de alta tecnologia e que oferecem oportunidade de ampliação das alternativas terapêuticas para diferentes doenças, incluindo o câncer.

O desenvolvimento e a comercialização desses medicamentos viabilizaram a obtenção desses produtos a custos mais baixos, favorecendo o acesso pela população.

 

Câncer de mama no Brasil

O câncer é uma doença crônica e degenerativa que acomete pessoas de diferentes idades, etnias, sexos e localizações geográficas. No mundo, é responsável por cerca de 13% de todas as mortes, ou seja, mais de 7 milhões de óbitos por ano. O câncer de mama corresponde a 22% de todos os novos casos e está em primeiro lugar entre os diagnósticos da doença em mulheres, no Brasil. Apesar de infrequente, também pode acometer homens.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) esse tipo de câncer é causado pela multiplicação desordenada das células da mama que, nesse processo, formam um tumor. Existem diferentes tipos de câncer de mama que podem evoluir de variadas formas: alguns mais rápido, outros mais devagar. Recentes estudos oncológicos utilizam quatro classificações para os tipos de câncer de mama, sendo eles o luminal A, luminal B, HER2-positivo e triplo negativo.

Recentemente, as taxas de mortalidade pela doença vêm crescendo significativamente e alguns acreditam que isso se dê por conta do grande número de diagnósticos feitos quando o câncer de mama já se encontra em estágios avançados. O diagnóstico precoce ainda é o maior objetivo quando se pensa em aumentar as taxas de cura e de reabilitação, possibilitando o uso de tratamentos menos agressivos. O tratamento do câncer de mama é complexo e administrado de acordo com o estágio da doença, podendo incluir quimioterapia, cirurgia, radioterapia, hormonioterapia e imunoterapia; pode também ser realizada a combinação de uma ou mais dessas terapias.

 

Biofármacos, biossimilares e o câncer de mama no Brasil

A produção e comercialização dos medicamentos biológicos promoveram um avanço nos tratamentos oncológicos e uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes. Quando as patentes de diversos desses medicamentos expiraram, algumas indústrias farmacêuticas se empenharam no desenvolvimento do que chamamos de biossimilares – uma alternativa que possibilitou maior acesso ao tratamento porque diminuiu os custos para os sistemas de saúde.

Fármacos biossimilares são, como diz o nome, medicamentos altamente similares aos medicamentos biológicos de referência, com eficácia e segurança equivalentes, e cuja principal diferença encontra-se no processo de produção. São produtos biológicos complexos com mecanismos de ação extremamente específicos, produzidos a partir de organismos vivos modificados geneticamente e usados para o tratamento de diversas patologias.

 

Referências bibliográficas:

  • Pimentel FF. Biossimilares em oncologia. In: Santos M, Corrêa TS, Faria LD, et al. Diretrizes Oncológicas 2. São Paulo: Doctor Press Ed. Científica, 2019. cap. 38. p.607-18.
  • Souza NH, Falcão LM, Nour GF, et al. Câncer de mama em mulheres jovens: estudo epidemiológico no nordeste brasileiro. SANARE. 2017;16(2):60-7.
  • INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estatísticas de câncer [internet]. 2021 [acesso em 14 abr 2021]. Disponível em: https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer.
  • INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Câncer de mama [internet]. 2021 [acesso em 14 abr 2021]. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama.
  • Dias DQ, Kudo CR, Garcia DM. Impacto dos medicamentos biossimilares utilizados na imunoterapia contra o câncer de mama no Brasil. Braz J Nat Sci. 2020;3(1):274-86.
  • Libbs. O que são os biossimilares? [internet]. 2021 [acesso em 26 abr 2021]. Disponível em: https://www.libbs.com.br/saude/o-que-sao-os-biossimilares-e-por-que-eles-representam-a-inovacao/.

Abril/2021

 

Notícias Relacionadas

Mantenha-se informado sobre Biossimilares

Assine a newsletter do site e receba periodicamente as novidades em seu e-mail.

Fale conosco